RESOLUÇÃO COFEN

RESOLUÇÃO COFEN nº 358/2009
Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências.

Leia a íntegra da Resolução, clicando no link
http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/enfrenatocarvalho/cofen

APOSTILA: O UNIVERSO DO CUIDAR EM ENFERMAGEM

APOSTILA 4
O UNIVERSO DO CUIDAR EM ENFERMAGEM: TEORIAS E FUNDAMENTOS
Prof.: Renato de Carvalho

O domínio da Enfermagem, segundo Potter (2005, p.68), é a identificação e o tratamento das necessidades de cuidado do paciente em todos os níveis da saúde e em todos ao ambientes de cuidado de saúde. A Enfermagem identificou seu domínio em um paradigma que inclui quatro correlações: pessoa, saúde, ambiente/situação, e Enfermagem.
  
Temas abordados:

- CORRELAÇÃO ENTRE TEORIA, DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM E PRÁTICA.

- TEORIAS DE ENFERMAGEM, SEUS CONCEITOS E METODOLOGIAS QUE FUNDAMENTAM O CUIDAR DO ADOLESCENTE, ADULTO E IDOSO.

1)      Teoria do Ambiente – Florence Nightingale (1860)
2)      Teoria do Autocuidado – Dorothéa Orem (1971)
3)      Teoria de Watson (Jean Watson) – concepção holística (1979)
4)      Teoria de King (Imogene King) – Consecução de metas - Interação dinâmica
5)      Teoria de Peplau – interação entre o enfermeiro e o paciente (1952)
6)      Teoria de Henderson – 1955
7)      Teoria de Roy – Teoria da adaptação (1979)

- NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS (Maslow)
ASPECTOS DA BIOÉTICA COMO PRINCÍPIO PARA FUNDAMENTAR O CUIDAR DOS GRUPOS HUMANOS, ADOLESCENTES, ADULTOS, IDOSOS, FAMILIARES.

- PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS

- SISTEMA DE PRESTAÇÃO DE CUIDADOS EM SAÚDE (POTTER, 2005)

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE



Florence Nigthingale, Pasteur, Lister, Robert Kock, Oliver Wendell Holmes e Semmelweis em muito contribuíram, ao longo dos tempos, para a redução dos índices de infecções e de mortalidade nas instituições hospitalares, defendo um procedimento simples, mas que até hoje ainda encontra resistência na população em geral e, em especial, entre os profissionais de Saúde: a higienização das mãos em serviços de Saúde.
No anexo, você vai conhecer o trabalho “Higienização das Mãos em Serviços de Saúde, cuja apresentação é assinada por Cláudio Maierovitch, um dos diretores da agência. “Atualmente, programas que enfocam a segurança no cuidado do paciente nos serviços de saúde tratam como prioridade o tema higienização das mãos, a exemplo da “Aliança Mundial para Segurança do Paciente”, iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), firmada com vários países, desde 2004. Embora a higienização das mãos seja a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, colocá-la em prática consiste em uma tarefa complexa e difícil. Estudos sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais à prática da higienização das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é insuficiente. Dessa forma, é necessária uma especial atenção de gestores públicos, administradores dos serviços de saúde e educadores para o incentivo e a sensibilização do profissional de saúde à questão. Todos devem estar conscientes da importância da higienização das mãos na assistência à saúde para a segurança e qualidade da atenção prestada. No sentido de contribuir com o aumento da adesão dos profissionais às boas práticas de higienização das mãos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS) publica as orientações sobre “Higienização das Mãos em Serviços de Saúde”, que oferece informações atualizadas sobre esse procedimento. Espera-se com esta publicação proporcionar aos profissionais e gestores dos serviços de saúde conhecimento técnico para embasar as ações relacionadas às práticas de higienização das mãos, visando à prevenção e à redução das infecções e promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Leia o trabalho "Higienização das Mãos em Serviços de Saúde"
(Ministério da Saúde/Anvisa 2007), em pdf, no link abaixo:

http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/enfrenatocarvalho/manualmaos
senha: azul